sexta-feira, março 31, 2006

Piadex da semanex


333 nove fora nada.

Paridadex

A Assembleia da República aprovou ontem a lei da Paridade, um projecto do PS que impõe a entrada de 33,3% de mulheres nas listas eleitorais, ou para ser mais Constitucional, para "assegurar a representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos". Muito bem. Muito bonito. Quadro perfeito. Ou não. Na edição de hoje do Diário Económico o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, tem uma declaração que clarifica as boas intenções socialistas: a paridade é para "a lista de candidaturas e não para os resultados". Lógico? Sim, claro. O que o Sr. ministro quis dizer é que esta conversa toda de educar a democracia - e digo eu, introduzindo à força aquilo que só faz sentido se for natural - só serve para ficar bem na fotografia. Mas é bonito ver como o grupo parlamentar socialista já apanhou bem a lição da propagandex do camarada Governo.

quarta-feira, março 29, 2006

E que mal têm as portuguesas?

[No decorrer do debate mensal sobre o tema da ciência, que resvalou para o tema das maternidades, que por sua vez resvalou para uma qualquer cena num qualquer tasco deste país]

Pires de Lima: "Tragam as espanholas!"
José Sócrates, o primeiro: "Tragam as espanholas é mesmo uma tirada à partido sexy".

terça-feira, março 28, 2006

Adaptação do post do dia 8 de Março de 2006*

NÃO QUERO SABER DO BENFICA, O MEU CLUBE É O MARINHENSE, NÃO QUERO OUVIR FALAR DO JOGO COM CATALÃES, DO RONALDINHO OU DO ETO'O OU DA PIADA DO DIA "EU SOU NACIONALISTA E ESTOU PELO DECO". VOU ESTAR LONGE DA TV ENTRE AS 19H45 E AS 21H15 DE HOJE. NÃO QUERO SABER E TENHO RAIVA DE QUEM SABE. Se ganharmos (a 1ª pessoa do plural só se aplica à vitória), pinto o Táxi de vermelho [agora é que é] e começo a sonhar com Paris e um estádio cheio de emigrantes a gritar Benficá.

*Porque em superstição vencedora não se mexe mesmo.

Simplex

Kleenex, Scottex, Glassex, Olex, Moulinex. É na mesma linha, não é?

quarta-feira, março 22, 2006

Micróbio

O Micróbio hoje faz anos. Dois. Para quem não sabe, ele é o comentador mais assíduo aqui do Táxi. Infecta isto como se da sua própria casa se tratasse. Não levo a mal, afinal comecei a viver no mesmo 'T0' - também por nove meses - que ele inaugurou. Hoje fui gastar o meu latim, em jeito de homenagem pelos dois anos de infecção blogosférica. Parabéns!

FêQuêPê VS ÉsseCêPê

Eu hoje estou pela lesão colectiva.

terça-feira, março 21, 2006

Adere, pá!

Conselho para o líder da Juventude Socialista, Pedro Nuno Santos. Porquê? Porque li a entrevista dele aqui - li em papel que é muito mais giro, mas vai dar ao mesmo.

segunda-feira, março 20, 2006

PêCêPê

Jerónimo de Sousa demorou mas reagiu. Ontem, em Beja, comentou assim os cinco membros que Cavaco designou para o Conselho de Estado: "As escolhas de Cavaco Silva, personalidades todas ligadas aos partidos políticos que apoiaram a sua candidatura à Presidência, são reveladoras dos seus estreitíssimos critérios: o das suas cumplicidades partidárias e o do círculo dos seus mais íntimos apoiantes". Sim. E então? Eu por acaso tenho a curiosidade mórbida - e sublinho o mórbida - de ver quem é que Jerónimo escolheria, caso fosse eleito Presidente. Tenho a certeza que "a representação dos principais partidos" de que Jerónimo tanto gosta estaria garantida. Então não, coração!

quinta-feira, março 16, 2006

Vitória

Enquanto no campo o Vitória roubava a vitória ao Benfica, eu via o jogo num camarote onde também estava a Vitória, a águia. Perceberam? Pois, infelizmente, eu também.
Lado bom: o espanhol que anda com aquilo empoleirado no braço ficou afastado.
Lado mau: a águia era menina para comer o meu gato...
Lado solidário: descobri que a águia é benfiquista e quase posso garantir que vislumbrei uma ponta de tristeza naquele bico torcido no final do jogo.
Lado invejoso: a águia vai ver o Benfica-Barcelona.
Lado "isto é o Benfica": a Vitória tem um staff particular...

quarta-feira, março 15, 2006

Regresso à infância



Cantem, saltem, chorem, gritem.É a loucura!

sábado, março 11, 2006

Fim-de-semana!*

5teeeeeeeeeeeeeeeeeeqqqqqqqqqqqqqqqqqooooooooooooooooo (Marta, 5)

ASASSDDFFHHJKKÇ
4542«'RQA (Maria, 3)

m,mmmmkklkkkkkklllllllllllllllllll (Miguel, 1)

b nnm,k-1 w3d vxxsg. (Manel, 1)

zzzzzzzzzzzzzzzzzz (O Francisco, 4 meses, está a dormir)


*no intervalo de uma sessão de 'evangelização' familiar, aqui. Não, nós não nos cansamos de rever.

quinta-feira, março 09, 2006

Posse X

Durante a sessão de cumprimentos, Cavaco diz uma rima a Gama: "Doi-me a mão, a ti não?".

Posse IX

O Barroso explica o quão excitado está por se ter sentado na bancada para os convidados estrangeiros e diz que andou a fazer de cicerone: "Já estive na da oposição, já estive na do Governo". "E depois?", pergunta-lhe o Bush. "Depois fugi".

Posse VIII

Sampaio is leaving the building. Corre para o carro. "Maria José, bora ao cinema, pá!!!"

Posse VII

O discurso acaba. Sampaio não verte lágrima. Já lá vai o tempo em que o Sr. Professor provocava esse efeito mal abria a boca ou mastigava bolo rei.

Posse VI

O Barroso parece o emplastro.

Posse V

Cavaco diz que o "trabalho é pouco eficiente". Hoje não, sr. Presidente. E a culpa é do Benfica.

Posse IV

Jaime Gama entalado entre o ainda e o ainda não. Sampaio funga.

Posse III

Estava no metro. Não vi.

Posse II

Sampaio chega. Faz vénia às Forças Armadas. Toca o hino. Faz nova vénia à Forças Armadas. Não marcha, não faz continências. Mas já funga...snif!

Posse

Dez anos depois, um Presidente que sabe vestir um fatinho.

quarta-feira, março 08, 2006

OÉOÉOOOOOOOOOOOOOOOO

Adaptação do post de 21 de Fevereiro de 2006*

NÃO QUERO SABER DO BENFICA, O MEU CLUBE É O MARINHENSE, NÃO QUERO OUVIR FALAR DO JOGO COM BIFES, DO GERRARD OU DO REYNA OU DA LESÃO DE ÚLTIMA HORA DO GRANDE PETIT. VOU ESTAR LONGE DA TV ENTRE AS 19H45 E AS 21H15 DE HOJE. NÃO QUERO SABER E TENHO RAIVA DE QUEM SABE. Se ganharmos (a 1ª pessoa do plural só se aplica à vitória), pinto o Táxi de vermelho [desta vez é que é] e lá estarei na grande catedral nos próximos 90 minutos de duelo entre campeões europeus.

*Porque em superstição vencedora não se mexe.

Adeus Sampaio

Hoje deixo de ser monárquica. Amanhã logo vejo...

terça-feira, março 07, 2006

Y viva la España

Eu gosto é quando eles valorizam a imprensa nacional. O Primeiro escolheu dar a primeira entrevista do mandato ao El Pais. Vá lá. Dado o cargo, ainda se entende aquela coisa estratégica de piscar o olho a "Espanha, Espanha, Espanha". Agora o Presidente eleito aqui na República escolher, também ele, o reino ali do lado para inaugurar as entrevistas enquanto chefe deste Estado... Ainda não começou e já vai mal. Depois queixem-se que somos maus.

segunda-feira, março 06, 2006

CLAP CLAP CLAP

Vou ver, vou ver, vou ver, vou ver, vou veeeer, vou veeeee, vou....zzzzzzzzzzzzz... Mais uma vez não vi nada disto em directo. Mas também não interessa nada porque entretanto estão fartos de repetir o Clooney e o Clooney a subir ao palco e o Clooney a cumprimentar a Nicole e o Clooney a pegar na estatueta fatela e o Clooney a discursar. E chega. Foi pelo Syriana não foi? Secundário? Não interessa. Hoje à noite vão repetir o Clooney.

domingo, março 05, 2006

Efeito Brokeback


Há bocado, na RTPMemória, estava a dar o Bonanza. O 'little Joe', que é como quem diz Michael Landon, estava em diálogo agreste com um outro rapaz igualmente poeirento e de chapéu à cowboy. Eu apanhei a conversa a meio, mas dizia-lhe o Michael: You shot my brother from the back. E pronto, não quis saber mais. Mudei de canal.

sexta-feira, março 03, 2006

And the Oscar goes to...

*Yes, the boys saw that 'Brokeback mountain' movie and they're playing 'cowboys'.

Eu não vi o filme. Mas diz quem viu que é capaz de levar a dita estatueta fatela. A acontecer, será esta a vez do lobby gay hollywoodesco. Cada ano é um diferente.

A marca

Hoje de manhã assustei-me com isto no chão da estação de metro... Tanto que nem fui ver o que era. Uma coisa é certa, enquanto durar a campanha, ninguém pisa o boneco...

Carnavalesco

A coisa começou de mansinho com o CDS a reconhecer que "o senhor ministro é um democrata". Na bancada do Governo Freitas abre os braços. Querem ver que vim perder o meu tempo... Depois a coisa azedou com o mesmo CDS a deixar fluir a alegria imensa que invade aquela bancada quando o assunto é Diogo Freitas do Amaral: "Uma coisa é ter complexos de esquerda, outra coisa é ter complexos de ser ocidental". Embrulha Há esperança! Na bancada do Governo o colarinho de Freitas começa a incomodá-lo. Aí está! E o MNE foi à luta: "Só espero que para o resto da sua vida sinta remorsos por saber que eu lutei para haver democracia quando o senhor ainda não era nascido ou andava de cueiros". Eh valente! "É preciso topete!" Não estragues, não estragues... Telmo Correia defendia-se: "Não me dá aulas de educação nem de coerência porque não tem essa legitimidade". Eu sabia, eu sabia. E lá vai Freitas: "Não queria dar lições de educação ao senhor deputados, mas lá que precisava, precisava". Eh eh! Sim, sim, também usaram "o argumento". O Freitas, por exemplo, condenou finalmente a violência "compreensível", BUUMM!
No fim, perguntava-me um deputado "Então, divertiu-se no Carnaval?". "Não. Não gosto do Carnaval mas... diverti-me no debate".

Nota: Este vermelhusco é o desgraçado responsável pelos itálicos.

quarta-feira, março 01, 2006

Com três dedinhos apenas

(O Jogo)

Anda meio mundo a debater se aquilo no domingo foi um bom golo ou um belo frango. No ar os gestos mostram a trajectória da bola. Nos rostos os olhos imitam a expressão apardalada do Baía. Nos cafés, restaurantes, no trabalho, na rua, no metro, em família, entre amigos. E eis senão quando aparece o homem-chupa-chups, Carlos Manuel. E para quê? Para explicar o golo. Eh alegria! Eh clarificação! Eh que o homem já não tem bigode! Eh que continua a dizer coisas bonitas! Então e essa explicação? Calma, calma. Foi dada no jornal O Jogo e aqui vai: "O Robert marca os livres com os três dedos...". E mais: "Eu [o chupa-chups-man] também marcava os livres dessa forma [com os três dedos]. Inicialmente não se passa nada mas, a meio da viagem, a bola ganha efeito". Eu - que não jogo à bola - não sei, mas acredito no homem , até porque ele já não tem bigode. Clarinho, clarinho é que ao Baía não lhe chegaram 20 dedos para defender uma bola marcada com apenas três. Mas não é nada comigo. Siga.