domingo, abril 16, 2006

Páscoa é em Idanha-a-Nova



Porque lá, na noite da sexta-feira santa, ainda há a procissão mórbida do Enterro do Senhor, com as imagens em tons carregados e um caixão que é fechado com um estrondo na igreja matriz.

Porque as pessoas vão em silêncio na procissão e no estômago não levam nem um resto de carne. A abstinência é cumprida à risca em dias assim. Quando a minha avó morreu explicaram-me porquê Hoje é a terra que come a carne minha filha.

Porque lá há a Encomendação das almas pela noite dentro, no castelo sem muralhas da Vila. Cá em baixo, dos cânticos mórbidos só se ouve o tom carpideiro. E arrepia.

Porque no dia seguinte, sábado, não há idanhense que não queira saber Então e logo ides à Aleluia? (ninguém diz Aleluia como um idanhense de gema) E tendes apitos? É que a noite é de farra, à moda da terra. O padre Adelino acende as luzes da igreja matriz com a palavra de ordem Aleluia Aleluia (tentem acentuar o u como se fosse francês) e com ela manda para a rua a multidão de apito em riste. Mas nem só de apitos se faz a Aleluia. Ali vale tudo - dos chocalhos do passado às buzinas dos hooligans de hoje - desde que faça barulho.

Porque no fim da volta à Vila a espalhar a boa nova, e quando de dentro da cabeça já não sai nem a música da banda, nem os apitos, nem os apitos a tentarem acompanhar a música da banda, o padre Adelino atira sacos de amêndoas pela janela da casa do adro à multidão ali amontoada. São amêndoas como as outras, mas quem as apanha parece que ganhou um troféu.

Porque em frente à casa do Marquês há chouriço assado e copos para festejar.

Porque na manhã de domingo a procissão sai de cara lavada, a contrastar com a noite de sexta-feira. Andores cheios de flores, imagens em tons alegres e banda aprumada. Os anjinhos, claro, não faltam. Vai tudo com o fatinho-de-ver-a-Deus. O padre Adelino vai cantando Ressurexit sicut dixit. Em resposta (a parte que dava – ainda dá - dores de barriga de tanto conter o riso): Ialeluia Ialeluia Ialeluia Ialeluia.

No fim, agora já não há, mas houve durante toda a vida. A avó Rita a dizer adeus, do 29 da rua de São João, até o carro cheio desaparecer na curva. Até à Senhora do Almurtão.

6 Comments:

At 13:52, Blogger Carrie said...

Genial.

 
At 16:50, Blogger O Micróbio II said...

Que se promovam todas essas tradições... o "Cantar dos Martírios", as "Alvíssaras", a "Encomendação das Almas" e a Procissão do Senhor dos Passos... e que se acabe com a palhaçada de querer alterar o significado de tal quadra à base de coelhinhos e similares...

 
At 17:53, Blogger Pedro Correia said...

Belíssimo texto. Parabéns.

 
At 19:28, Anonymous Anónimo said...

A tradição de celebrar a Aléluia em Idanha-a-Nova é unica no nosso pais,as pessoas sentem de alma e coração o significado da tradição e todos os anos se juntam no Sábado de Aleluia pelas 21.00 junto á Igreja Matriz para mais uma vez como tantas outras se manifestarem perante DEUS a sua maneira impar de celebrarem a reissurrição de Cristo.
A nós Idanhenses não nos interessa pulicidade, e todos aqueles que nos julgam tolos nós convidamo-los a virem passar uma Páscoa á nossa terra serão recebidos de braços abertos e verão o verdadeiro significado da Paixão pela tradição e a fé por DEUS.
IDANHA-A-NOVA É UMA TERRA MITICA PELAS SUAS GENTES E COSTUMES.

 
At 00:09, Anonymous Anónimo said...

Também os meus sinceros parabéns pelo texto! De facto o mesmo faz-nos sentir - eu penso que apesar de tudo é mais reviver- o tempo e a atmosfera da Semana Santa e da Aleluia ( de facto com o sotaque muito próprio ) na Idanha e nas terras de Idanha, o que na minha opinião, seja-se crente ou não, não nos pode deixar e, efectivamente, não nos deixa indiferentes.Tempo a que se segue, 15 dias depois, o da romagem a uma das Santas, que conheço e que é uma das mais veneradas e, sobretudo e ainda, de uma forma muito singela e genuína.Proponho que nunca deixemos de cantar à mesma a sua canção.

 
At 13:26, Anonymous Anónimo said...

SINCERAMENTE gostei da descriçao.Ate´parecia que ja´ estava na Idanha...Sim porque Aleluia como a nossa nao ha´...Por isso volto todos os anos . Convido todos a irem ate´la´...SABEMOS RECEBER

 

Enviar um comentário

<< Home